Escola Agrícola da UFRN oferta 261 vagas para cursos técnicos

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Escola Agrícola de Jundiaí - EAJ, torna público que realizará Processo Seletivo para os cursos: Técnico em Agropecuária (integrado e subsequente), Técnico em Agroindústria (integrado e subsequente), Técnico em Aquicultura (integrado e subsequente), Técnico em Informática (integrado) e Técnico em Gastronomia (subsequente).

DOS CURSOS TÉCNICOS

Os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio ofertados pela EAJ funcionarão em TEMPO INTEGRAL (dois turnos consecutivos) e os cursos técnicos na modalidade subsequente ao Ensino Médio poderão funcionar em TEMPO INTEGRAL ou PARCIAL, no turno diurno.

Os cursos técnicos subsequentes terão duração de um ano e meio (Aquicultura e Gastronomia) e dois anos (Agroindústria e Agropecuária). Os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Agropecuária, Agroindústria, Aquicultura e Informática) terão duração de 3 anos.

DAS VAGAS

Para as vagas do Integrado, é necessário possuir Ensino Fundamental Completo.

  • Técnico em Agroindústria Integrado (30 vagas);
  • Técnico em Agropecuária Integrado (35 vagas);
  • Técnico em Aquicultura Integrado (35 vagas) e;
  • Técnico em Informática Integrado (36 vagas).

Já para as vagas do Subsequente, é necessário possuir Ensino Médio Completo.

  • Técnico em Agroindústria Subsequente (30 vagas);
  • Técnico em Agropecuária Subsequente (35 vagas);
  • Técnico em Aquicultura Subsequente (30 vagas) e;
  • Técnico em Gastronomia Subsequente (30 vagas).

DAS PROVAS

Os locais de realização das provas serão divulgados no sítio da Comperve (www.comperve.ufrn.br), a
partir do dia 19 de janeiro de 2022.

Na Prova Objetiva, o candidato será avaliado por sua capacidade de leitura e interpretação de textos, incluindo tabelas, gráficos e mapas, conhecimento do mundo, além de resolução de problemas.

Para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, a prova Objetiva será constituída de 40 questões de múltipla escolha, em nível de Ensino Fundamental, distribuídas de acordo com o quadro abaixo:

  • Português: 20 Questões
  • Matemática: 20 Questões
    TOTAL: 40

Para os cursos técnicos na modalidade subsequente ao Ensino Médio, a prova Objetiva será constituída de 30 questões de múltipla escolha, em nível de Ensino Médio, distribuídas de acordo com o quadro abaixo:

  • Português: 15 Questões
  • Matemática: 15 Questões
    TOTAL: 30

DA INSCRIÇÃO PARA OS CURSOS TÉCNICOS

As inscrições começam dia 9 de dezembro até 2 de janeiro com uma taxa de R$30, e os interessados precisam preencher um formulário da Comperve disponível no dia da inscrição.

O interessado que quiser isenção de taxa na inscrição precisa estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ser membro de família de baixa renda. A Comperve vai disponibilizar, no período de 09 a 23 de dezembro de 2021, um requerimento para a isenção de taxa e o candidato deve preencher conforme orientação do documento, não esquecendo de imprimir o comprovante. O resultado do pedido será divulgado no dia 29 de dezembro no site da Comperve e os candidatos com a solicitação recusada podem efetuar o pagamento até 3 de janeiro.

Para se inscrever, o candidato deve ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação e preencher o formulário de inscrição. No formulário, deve informar se deseja concorrer às vagas reservadas ou ao argumento de inclusão e declarar se atende aos requisitos. Para os alunos com deficiência, um laudo médico deve ser anexado atestando a espécie e o grau ou o nível da deficiência com a referência da provável causa. Após essas etapas, o histórico escolar precisa ser inserido no documento.

LINKS ÚTEIS