Saiba como ser um motorista do Uber em Natal RN

O Uber lançou recentemente o seu serviço em Natal e agora os natalenses podem aproveitar todas as vantagens que o aplicativo de carona remunerada pode oferecer. Essas vantagens não contemplam apenas os passageiros mas também pessoas interessadas em dirigir para a empresa norte-americana. Apesar de não garantir vinculo empregatício, ser motorista do Uber pode ser uma excelente opção para pessoas que buscam uma forma de ganhar dinheiro para complementar a sua renda mensal ou até mesmo pessoas que estão desempregadas e precisam de uma renda.

A categoria lançada na Capital Potiguar foi a UberX que é mais modesta, em que motoristas podem utilizar carros compactos como Honda Fit, Sedãs pequenos, etc e de cores variadas além de preto. E o melhor é que a modalidade UberX é 35% mais barata do que a Uber Black.

Se você quer saber como ser um motorista do Uber em Natal e fazer uma grana extra, acompanhe!

O que é o Uber?

O Uber é uma empresa multinacional que foi criada nos Estados Unidos. A principal funcionalidade do aplicativo é conectar motoristas parceiros a passageiro através de um aplicativo que pode ser utilizado em qualquer smartphone IOS ou Android 24 horas por dia e 7 dias por semana.

A chegada do aplicativo em Natal veio acompanhada de protestos e polêmicas, assim como em todo Brasil e você deve estar se perguntando sobre a legalidade do serviço. Felizmente, o serviço é legal mediante a Constituição Federal Brasileira.

E como funciona?

O Uber permite que passageiros solicitem motoristas a qualquer momento e em qualquer cidade onde a plataforma esteja estabelecida. Em Natal, por enquanto, só é possível utilizar o serviço dentro da própria capital ou partindo dela para no máximo algum município da região metropolitana.

O motorista pode entrar online a qualquer momento com total flexibilidade para escolher quando e onde receberá um cliente. A experiência para utilização do Uber começa quando um passageiro solicita uma viagem através do aplicativo. O motorista mais próximo recebe automaticamente uma solicitação e possui 15 segundos para aceitar.

Depois de aceitar a viagem, o motorista só precisar ir até a localização do passageiro informada no próprio aplicativo e notificá-lo quando chegar ao destino. A viagem só inicia quando o passageiro entra no carro e a tarifa é calculada em segundos e o valor final é calculado após o condutor apertar o botão de encerrar viagem.

Ao término da viagem, motoristas e passageiros possuem a opção de avaliação para comentar, criticar e elogiar o serviço.

Qual a diferença entre Uber e Táxi?

A resposta é simples: o Uber é uma empresa de tecnologia e por isso não emprega motoristas e não possui frota fixa. Além disso, motoristas do Uber são responsáveis por arcar com o custo total do veículo, não pagam taxas para órgãos públicos e não necessitam de licença da prefeitura para atuar Já taxistas possuem isenção de impostos na compra do veículo, precisam pagar taxas e também necessitam de licença da Prefeitura.

Nos táxis a cobrança para o passageiro é feita com bandeirada e quilometragem mais tarifa por tempo. Em alguns casos, dependendo do dia da semana ou horário, os taxistas cobram bandeira 2, o que significa um acréscimo de 20 a 30% no valor total da corrida dependendo da região.

No aplicativo Uber, a corrida é feita com uma soma da tarifa base a partir da entrada do usuário no veículo, dos minutos gastos no trajeto e na distância percorrida em quilômetros.

Apesar de não possuir bandeira 2, o aplicativo possui preço dinâmico que é ativado quando muitas pessoas pedem um Uber e não há motoristas suficientes na localidadade. Com isso, a tarifa pode ser multiplicada de 1,3x ou 1,9x. A tarifa dinâmica é utilizada para garantir que todos consigam pegar um carro. Com isso, o usuário consegue escolher se pagará mais caro ou se prefere esperar, solicitando ao aplicativo o envio de notificação quando a tarifa baixar.

Quanto ganha um motorista do Uber?

O motorista do UberX repassa 25% do valor total da corrida para o aplicativo. Já o taxista autônomo fica com o valor integral da corrida. Os ganhos são variáveis de acordo com a distância percorrida. Se vale a pena ou não, é uma questão que depende de vários fatores, entre eles a economia gerada pelo seu carro com combustível e manutenção.

O que é necessário para ser um motorista do Uber em Natal?

Para ser motorista do Uber em Natal e ganhar um dinheiro extra, basta realizar um cadastro rápido e fácil no site de parceiros da empresa. Além disso, é necessário que o carro do motorista siga alguns requisitos mínimos como ano de modelo a partir de 2008, possuir 4 portas, ar condicionados e 5 lugares.

O Uber não aceita carros adesivados, com placa vermelha, pick-ups, vans, minivans* e caminhonetes. Veículos como Honda Fit, Chevrolet Spin, JAC Motors J6 e Nissan Grand Livina como minivan. Nesse link você pode conferir mais requisitos http://parceirosbr.com/veiculos-aceitos/

Quais as vantagens de ser um parceiro?

Além de ser uma forma legal de ganhar dinheiro extra, o Uber permite que o motorista tenha flexibilidade, podendo se conectar à plataforma a hora que quiser com total controle quando quer ficar online ou offline. A empresa ainda garante o recebimento semanal de valores gerados nas corridas diretamente na sua conta bancária.

Como realizo o meu cadastro?

Para dirigir um carro do Uber na cidade de Natal é necessário realizar o seu cadastro através do site de parceiros. Na primeira etapa você deverá enviar as suas informações pessoais acompanhadas da sua CNH com observação para exercer atividade remunerada. Em um prazo de 1 a 3 dias úteis os seus documentos serão analisados e se aprovados, você receberá um e-mail com confirmação. Em caso de aprovação, será iniciada a etapa de verificação de segurança num período de 2 dias úteis.

O terceiro passo é o envio dos documentos do veículo como CRLV atualizado que será analisado em até 3 dias úteis. Ao conseguir a aprovação dos documentos do seu veículo, você poderá ficar online e receber chamadas em seu aplicativo e realizar corridas normalmente em Natal.

Caso você não possua um veículo, o Uber oferece algumas parcerias para aluguel e aquisição que podem ser consultadas aqui.

Existe alguma curso para ser motorista do Uber?

O Uber não exige curso específico para parceiros mas oferece uma capacitação opcional e online para você iniciar a parceria com pé direito. O material é uma série de vídeos, apresentações e testes para fixação de conteúdo e pode ser acessado em computadores e tablets a qualquer momento e lugar.

Considerações

Apesar de todas as facilidades e vantagens que o Uber oferece, é necessário entender que o serviço não garante ganhos fixos e por isso é necessário que o motorista crie a sua própria rotina de trabalho para o aplicativo a fim de buscar melhores resultados. Além de garantir alguns padrões estabelecidos pela empresa como um bom atendimento e cordialidade sendo necessário avaliar o seu perfil e julgar se esta é uma atividade que pode ser integrada à sua rotina.

Boas corridas e bons ganhos!